Siga-nos nas Redes Sociais:

21 DE ABRIL, DIA DE TIRADENTES Esta data homenageia a figura do herói nacional Joaquim José da Silva Xavier, popularmente conhecido por “Tiradentes” (referência ao seu ofício de dentista).

21 DE ABRIL, DIA DE TIRADENTES

Esta data homenageia a figura do herói nacional Joaquim José da Silva Xavier, popularmente conhecido por “Tiradentes” (referência ao seu ofício de dentista).

A celebração é importante porque Tiradentes é considerado um brasileiro que lutou pela independência da então Capitania das Minas Gerais e do Brasil, do domínio da Coroa Portuguesa

Tiradentes fo martirizado em 21 de abril de 1789. A imagem que temos dele é uma mera representação, pois não há evidência históricas suficientes para determinar como de fato eram as feições de Tiradentes.
Um século depois de ser enforcado, Tiradentes, foi reconhecido como herói nacional e um mártir da Inconfidência Mineira, quando a República brasileira foi instalada por meio de um golpe golpe em 15 de novembro de 1889.

Um dos primeiros atos do novo governo foi transformar a data em que ele foi executado, 21 de abril, em uma festa cívica a ser celebrada nos quartéis e nas ruas

Scroll to top
Skip to content